quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pilates Bem Estar e Saúde.

Por Kelly Rodrigues
Você sabe o que é o pilates? Há muitas dúvidas em relação sobre essa atividade pois junta o uso do corpo com a mente. Na verdade o pilates é um método utilizado para reabilitar e para realizar-se como atividade fisica.Trabalha a postura a força muscular,flexibilidade,resistência e também a consciência corporal e respiração.

O pilates tem como seu objetivo principal unir o corpo e a mente, os exercícios devem ser ensinados exatamente como deverá ser realizado, pois os músculos trabalham em conjunto.
Muitas pessoas acham que o pilates também serve como uma pratica para emagrecer, a professora de pilates Aline Maciel que da aula de pilates há 5 anos diz que para quem quer emagrecer o pilates não é a atividade talvez mais adequada;
" O pilates não é a atividade mais adequada para quem quer emagrecer,porém é uma aula que gera um gasto de energia auto ajudando no processo de perda de medidas, e deixando o abdômen e os músculos bem mais firmes" afirma a professora.

Os benefícios do pilates são muitos, mais os principais são os ganhos de força e definição muscular, ajuste e melhora da postura e da consciência corporal, ganho de flexibilidade, e resistência. A professora Aline diz que os resultados são percebidos em bem pouco tempo.

Todo mundo pode fazer o pilates estando com mais de 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticá-lo. As sessões são indicadas após uma avaliação do aluno ou do paciente. Vai depender do seu objetivo e do seu estado físico.

O aluno Mauricio que tem hérnia de disco faz pilates há um ano começou com o RPG e depois de não obter os resultados esperados um amigo lhe indicou o pilates daí em diante nunca mais quis parar.
“ o RPG não estava me dando bons resultados ainda sentia muitas dores, quando comecei a fazer o pilates  com um pouco menos de 4 semanas começei a sentir os resultados, alem de o pilates ajudar com a postura me ajudou a controlar mais as dores da hérnia e a minha consciência corporal ” afirma Mauricio

                       Mauricio e a professora Aline em um dos aparelhos do pilates


Aparelhos utilizados na aula de pilates.


             O pilates ajuda a muito na definição muscular e na melhora da postura.



 
Os oito princípios básicos do método de Pilates são:
1.Relaxamento
2.Respiração
3.Concentração
4.PowerHouse
5.Alinhamento
6.Coordenação
7.Fluidez
8. Força

É através desses princípios que conseguimos aplicar o método com toda sua eficiência:

- O relaxamento é necessário para liberar as tensões físicas e mentais e preparar o corpo a execução correta do exercício.

- A respiração nos permitirá introjetar-se e perceber o nosso próprio ritmo, ajustando esse ritmo e da fluidez dos movimentos.

- A concentração (também chamada de visualização) é a integração mente - corpo, visualizando mentalmente o movimento a ser realizado ativamos os programas neuro motores de aprendizado motor.

- O POWER HOUSE é ativação do centro de força e a realização do movimento a partir deste centro.

- O alinhamento nos permite corrigir padrões posturais assimétricos e estruturar o movimento respeitando as vias ósseas, articulares e miofasciais.

- A coordenação vai nos permitir gerar o movimento com as sinergias apropriadas.

- A fluidez nos demonstra que as sinergias musculares estão ativas no movimento e que estão sem bloqueios.

- A força (também chamado de vigor) nos permite adequá-la às necessidades do corpo do indivíduo, do programa estabelecido e do exercício escolhido.


O video abaixo mostra a sala onde o pilates é realizado.





 
O pilates foi um método criado por Joseph Pilates(Alemão), após a 2 guerra mundial para reabilitar pessoas no leito com a síndrome da imobilidade( pessoas muito tempo acamadas e sem força muscular).
Logo depois de ter obtido ótimos resultados em ganho de força,flexibilidade e de melhora em geral desses pacientes ele se uniu a dançarinos para se aperfeiçoar a técnica e logo depois abriu seu próprio estúdio.
            Hoje no Brasil a técnica vem sendo bastante divulgada, principalmente pela mídia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário